sábado, 17 de dezembro de 2011

"FORMIGA" UM GRANDE CAMPEÃO


Jussier da Silva começou sua carreira esportiva numa brincadeira de colégio. Sem nunca ter treinado Judô foi participar de uma competição nas olimpíadas escolares, com um kimono emprestado, ganhou todas as lutas. Com isso, foi convidado a treinar e, desde então, coleciona títulos. Ele foi o único atleta da história do Estado a se tornar número 1 no Mixed Martial Arts (MMA) -de julho de 2009 a fevereiro de 2011-, e hoje se mantém como número 2 do mundo. Além disso, foram vários títulos regionais e nacionais no Judo, e títulos mundiais no Jiu Jitsu, além de quatro vitórias e nenhuma derrota em lutas de Kickboxing.

Dedicação é o que não falta ao pequeno lutador Jussier, mais conhecido como "Formiga", que ainda não tem espaço no Ultimate Fighting Championship (UFC), porque a categoria de peso mosca a qual ele se enquadra só será aberta no ano de 2012. Enquanto isso, o atleta acumula vitórias pelo Japão e Estados Unidos nos eventos mais tradicionais e com os atletas mais duros de seu peso sem contar com nenhum patrocínio.

Motivos para abandonar a carreira de lutador são somados durante a trajetória de Jussier Formiga. A maior dificuldade aconteceu em 2010 quando seu pai, responsável pelo sustento da família, foi atropelado por um motorista bêbado na BR-101. Na época, trabalhando como moto-boy, seu salário mínimo foi o único sustento para sua mãe, irmã e filho. O trabalho lhe tomava metade do dia, os treinos a outra metade e mal sobrava tempo para que falasse com o filho antes da hora de dormir. Foi assim até dezembro do mesmo ano, quando três dias antes da luta mais importante de sua carreira - estréia nos Estados Unidos no Tachi Palace Fights contra um atleta que estava baixando de uma categoria de peso superior - o contrato de trabalho de Jussier venceu.

Mesmo com a notícia de sua demissão, Formiga venceu a luta e o valor recebido foi suficiente para que pagasse contas atrasadas e sustentasse a família até fevereiro deste ano, quando lutou novamente. Desta vez, veio a primeira derrota na carreira para Ian McCall, hoje número 1 do mundo. Com a derrota, o atleta percebeu a necessidade de fazer um trabalho físico reforçado. Apesar de não conseguir fazer seus treinamentos técnicos da forma que pretendia devido a limitações financeiras, Jussier conseguiu duas vitórias no segundo semestre desse ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário