sábado, 4 de fevereiro de 2012

UFC 143: HOJE TEM RENAN BARÃO

O Potiguar da academia Kimura Nova União de Natal, Renan Barão, lutará hoje pelo UFC 143 na categoria Peso Galo contra o norte-americano Scott Jorgensen. Os dois lutadores vêm de vitórias no ultimo confronto. Barão detonou Brad Pickett no UFC 138 e Jorgensen venceu Jeff Curran no UFC 137.

Como o evento irá acontecer fora do país e com pouca mídia, tenho poucas informações para passar ao amante do MMA. Porém, de uma coisa eu sei, Barão treinou muito aqui em Natal - para quem não sabe, treinamos na mesma academia - e no Rio de Janeiro com o mestre Dedé Pederneiras, líder da Nova União e, não tenho dúvidas, vai ganhar o combate no tradicional Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas.

Vejam essa notícia que peguei na Net. Na matéria, o carinha diz que o oponente de Barão poderá levá-lo ao chão. Meu caro leitor, se Jorgensen levar Barão pro chão, um abraço, porque Barão é Kimura meu irmão. No chão é onde nos sentimos a vontade...

Quem treina na Kimura com o mestre Jair Lourenço, Gato Preto, Alison, Jeffão, Bolinho, Formiguinha, Rodrigues, Pipa, João Neto, Roni, Brasília... e tantos outros sabe do que to falando.

Leia aí:

Renan Barão (BRA) vs Scott Jorgensen (EUA)

O prospecto potiguar da Nova União, revelado por Jair Lourenço na Kimura (Natal), tem a mais incrível série invicta do UFC na atualidade. Um no contest entremeia 27 lutas vitoriosas, 10 antes e 17 depois do tiro de meta ilegal aplicado em Tico Souza em 2007. Com apenas 24 anos, profissional desde os 17, Barão pode ser visto como um mini-José Aldo dos pesos galos. Centésimo faixa preta de André Pederneiras, ele evoluiu enormemente no muay thai, adicionando um arsenal variado de joelhadas, socos e chutes aplicados num ritmo alucinado.

Renan estreou no WEC em 2010, abocanhando duas vitórias por submissão. Passou para o UFC, venceu um duro duelo com Cole Escovedo e caiu nas graças do povo com a vitória sensacional sobre o duríssimo Brad Pickett. Na ocasião, Barão aceitou sem medo a troca franca com o pegador inglês, aplicou um joelhaço sensacional em Pickett e praticamente voou em suas costas, vencendo com um mata-leão no UFC 138, na casa do oponente. Apesar de ter durado apenas quatro minutos, o combate foi premiado como o melhor daquela edição.

Jorgensen será um passo ainda maior para o jovem de Natal. Wrestler competente, all-american pela Boise State University, que imprime ritmo intenso em seus combates, o americano tem maior experiência que o oponente, apesar de ter metade das lutas. Com cartel de 13-4, Scott fez 10 combates no WEC e mais dois no UFC. Na antiga organização, venceu sete e foi o último desafiante de Dominick Cruz, na penúltima luta da história do WEC.

Diferente dos outros oponentes de Renan, o americano reune condições de quedá-lo, deixando o brasileiro em situação adversa no chão. Caso isso aconteça, será mais um belo teste para o potiguar se firmar como candidato ao posto de desafiante de Dominick Cruz. Por outro lado, Barão é dono de um versátil arsenal de ataques em pé, o que provavelmente deixará Jorgensen ocupado, minando o gás do americano. Mesmo se Scott conseguir quedar o brasileiro, terá que tomar cuidado e não dar brechas para não ser finalizado.

O americano pode até colocar alguma pressão no começo da luta. Se Jorgensen não capitalizar uma eventual chance, deve terminar nocauteado ou finalizado na primeira metade do combate.

Um comentário: