terça-feira, 24 de abril de 2012

NO JOGO DO MÊS, DEU CHELSEA

Esperava eu por um empate, escrevi isso há dois posts abaixo. O Barça era o franco favorito, time de toque requintado, jogava em casa - diante a sua torcida - e tinha o Messi, número 1 do mundo.

Contudo, os atletas do time inglês superaram os seus limites. E foi difícil. Principalmente quando um dos mais experientes do time - o capitão da Seleção inglesa, John Terry - fora expulso após um desentendimento com um atacante adversário.

Diriam alguns que o técnico do Chelsea adotou o estilo Leandro Campos de jogar. Vi num determinado momento, todos os jogadores azuis dentro da sua área. Isso é que é jogar com a bunda na parede.

Todavia, surtiu efeito. O clube inglês fez direitinho o que deveria ter feito. Diante o melhor time do mundo, adotou a humildade e venceu. Não dava para jogar de igual para igual. Não dava pra não marcar o Messi. Não dava pra querer dar uma de espertinho e dizer: a melhor defesa é o ataque. Não, nada disso iria adiantar.

Precisava mesmo era suportar a pressão até o fim. Já diria alguns treinadores do passado: "bola pro mato que o jogo é de campeonato". Se futebol bonito fosse eficiente, ninguém ganhava do Brasil. Alguém aí aguenta ver a seleção italiana jogando? E a inglesa? Tô fora.

Gostei do Chelsea. Gostei da dedicação dos seus atletas. Gostei da ousadia do seu treinador, Roberto Di Matteo. Se algum brasileiro, na situação daquele jogo, tirasse um atacante - Drogba - e colocasse outro, ainda menos técnico, sem conhecimento nenhum de marcação, como o é Fernando Torres, cairia um Maracanã de críticas em cima dele.

Mas foi com essa postura que o técnico azul ganhou a vaga na final da Liga dos Campeões.

Poderia dar tudo errado? Sim, claro que poderia. Contudo, deu certo. Se ele colocasse outro zagueiro, também poderia ter levado um gol e dado adeus à competição. Só que a história foi outra.

O futebol bonito, elegante, fino, etc, etc, faz gosto observar. Mas não troco um time guerreiro, brigão, ousado, dedicado... por nada. Olha como foi gostoso ganhar o Barça, contra tudo, contra todos. Isso que é time...

E que golaço o do Ramires hein? Na primeira partida que assisto completa esse ano (fora os do futebol amador) esse foi estimulante. Sei que você leitor gostou também. Porém, voltemos à realidade do futebol nacional, medíocre como sempre. Não por causa dos presidentes das federações, mas muito pelo mau hábito dos presidentes dos nossos clubes (que contratam erroneamente) e treinadores amadores, que são mais entregadores de camisa do que qualquer outra coisa.

Ficha do jogo:
Barcelona 2 x 2 Chelsea
Gols: Busquets, aos 25, Iniesta, aos 43, e Ramires, aos 46 minutos do primeiro tempo; Fernando Torres, aos 47 minutos do segundo tempo.

Fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário