sábado, 23 de junho de 2012

FARIA CRITICA OBRAS DA COPA EM NATAL

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, agendou para a próxima semana visitas aos estádios da Copa de 2014 em Recife, Brasília e Natal. Além do andamento da construção da Arena das Dunas, a Fifa quer saber como estão as obras de mobilidade urbana. E esse é o ponto mais crítico do projeto que inclui a capital do Rio Grande do Norte entre as 12 cidades-sede. O deputado federal Fábio Faria (PSD), destacou sua preocupação com o assunto em discurso na última quarta-feira (20).

“Apesar da Arena das Dunas ser considerado o estádio mais atrasado, com 23% do projeto executado, não tenho dúvidas de que estará pronto no prazo determinado. Já as obras de mobilidades, que constituem o verdadeiro “legado da Copa” para Natal, ficam de concreto em benefício da população, preocupam pelo atraso. Dos quatro projetos a serem realizados, apenas um saiu do papel efetivamente”, diz Fábio Faria.

Segundo relatório do Ministério das Cidades, três dos quatro projetos nessa área são de responsabilidade do Governo do Estado, e todos têm prazo de conclusão previsto para o primeiro semestre de 2014, mas em nenhum deles as obras haviam sido iniciadas até o mês de abril passado. Apenas o Corredor Estruturante, que integrará o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante com a Arena das Dunas e o setor hoteleiro teve obras, de responsabilidade da Prefeitura de Natal, iniciadas.

Os três projetos do Governo do Estado que, conforme o relatório, ainda não foram sequer contratados são a reestruturação da avenida Engenheiro Roberto Freire; a implantação dos acessos do Aeroporto de São Gonçalo a rodovias federais, totalizando 29 quilômetros; e a ligação entre o Aeroporto Augusto Severo e a avenida Prudente de Morais.

ESTÁDIO - Em janeiro, quando esteve no país, o dirigente da Fifa se mostrou extremamente preocupado com a situação das obras da Arena das Dunas, na capital potiguar. Dessa vez, no entanto, sua impressão sobre Natal será diferente. É o que garante o secretário executivo do ministério do Esporte, Luis Fernandes, que acompanhará Jérôme Valcke nas visitas. Para ele, a situação em Natal, pelo menos no que diz respeito à Arena das Dunas, está controlada.

“Estamos tranquilos. Temos gente fazendo um monitoramento constante e acho que dessa vez ele sairá de Natal bem tranquilo. A Arena das Dunas está até um pouco à frente do cronograma. É pouca coisa, mas está à frente. Não estou falando de outras obras em Natal, como mobilidade urbana. Isso é outra coisa. Mas o estádio está caminhando bem”, disse Luis Fernandes, durante a apresentação da estratégia de sustentabilidade da Fifa para a Copa de 2014, na Rio+20.

Fonte: Ass. Comunicação Fábio Faria

Nenhum comentário:

Postar um comentário