Estive ontem na academia One Brasa Natal, a convite do amigo professor Thiago Galvão, para ver de perto o Seminário do mestre Muzio De Angelis, árbitro de Jiu-Jitsu da IBJJF e CBJJ.
Na oportunidade o árbitro que é grande referência no Brasil, passou algumas posições de raspagem sempre caindo na omoplata (uma espécie de chave - golpe - que pega na omoplata fazendo o oponente abandonar/bater/desistir de continuar a luta).
Mestre Muzio também tirou dúvidas dos alunos a respeito das regras, o que valia ou não nas competições. O professor faixa preta de Jiu-Jitsu e Roxa de Judô, explicou todas elas pacientemente. Veja algumas que pude anotar:
1. Na maioria das situações, quando o combate está no chão, e um dos atletas levando e é derrubado, conta como raspagem e não queda;
2. As punições no Jiu-Jitu são todas gestuais. A não ser que o praticante não tenha muita experiência (menos graduados/alunos novos) ou por falta de combatividade.
3. Regra recente: Se o praticante sair do tatame para comemorar a vitória com a torcida, antes de o árbitro fazer a tradicional perfilação para apontar o vencedor, o lutador será punido com uma vantagem para o adversário. Se o adversário depender disso para vencer ou empatar, segue prorrogação.
Obs: Ficarei devendo as fotos. A configuração para o blog não está sendo aceita. Mas logo publicarei algumas.
Osss...
Nenhum comentário:
Postar um comentário