quarta-feira, 8 de agosto de 2012

DESABAFO PELO RESULTADO OLÍMPICO

Alguém andou desabafando quanto aos resultados obtidos na olimpíada de Londres pelos atletas brasileiros.  O tal "escritor" fica sem entender a cobrança da imprensa e da torcida pelos resultados que não aparecem e, justifica, no Brasil nada mudou...

Evidentemente que o Brasil não investe em esportes olímpicos, os atletas, quase sempre, não recebem incentivos de quem poderia ajudar. Não há políticas de incentivo, melhorias nas condições de trabalhos. Não há investimento na compra de equipamentos modernos, etc.

Penso até que fui muitas vezes crítico demais com alguns atletas. Todavia, gostaria de fazer uma justificação, pelo menos para aqueles esportes que sei, não têm tantos problemas assim e, que, portanto, deveriam ter melhores resultados.

O meu desabafo, nas rodas de debate é quanto ao rendimento de alguns atletas (por isso o meu questionamento e crítica a alguns que desonraram o país nestes jogos olímpicos).

Fico sem entender como o Hipólito, várias vezes campeão do mundo, sempre cai ou não consegue efetuar suas manobras em olimpíadas. Foi por falta de estrutura ou falta de cabeça? Penso que foi o segundo. Se ele foi o melhor do mundo até ontem - exemplo - ele podia ser o melhor do mundo hoje. Pois as condições de trabalho ele deve ter tido para vencer, há alguns anos atrás, o mundial. E não foi surpresa, até nome para a execução de um movimento inventado por ele, ele deu.

Fico sem entender como os atletas da natação brasileira não sabiam que ficariam cansados em disputar mais de uma prova na principal competição da categoria. Ora, se sabia do cansaço, por que a invenção em disputar outras provas que não ganhariam? E por que não se poupar para a prova de seu domínio.

Aqui um adendo: Não culpo César Cielo pelo bronze em Londres. Penso que ele fez o que deveria ter feito. Afinal de contas ele já é ouro olímpico e, não é sempre que um raio cai duas vezes no mesmo lugar. A ele os meus parabéns.

Justifico a minha opinião: o meu problema não é o cara não ganhar o ouro olímpico. O meu problema é o cara responsabilizar a outros pelo fato de não ter ganhado, quando sabemos que ele tinha condições para tal com todo o problema que ele possa ter para chegar lá.

Nunca irei cobrar um cara que já foi ouro por ele não ter vencido novamente. Ele fez a parte dele. Agora, alguém que nunca ganhou nada vir inventar desculpa por não ter vencido já é demais. Se não quer se criticado, não vá disputar uma competição que não pode vencê-la. Nunca seja mais um, seja uma estrela, imponha-se, dê-se ao respeito...

Todavia, aos atletas que disseram estarem cansados, seja em qual for a modalidade; aqueles que colocaram desculpas em outras coisas pela derrota, como a vara, como o clima, dentre outros tipos de desculpas esfarrapadas, vai a minha indignação.

Atleta olímpico não pode sentir cansaço, não pode temer, não pode dizer que a "vara" atrapalhou, que a piscina tava "pesada", que o sol tava escaldante... Não há desculpas por essas derrotas.

O mais justo seria dizer e reconhecer: existe alguém melhor do que eu (pelo menos naquele momento).

Fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário