sábado, 21 de dezembro de 2013

PESQUISA: REGISTRO CIVIL E MATRIMÔNIO

IBGE relata que matrimônio tem durado menos

O número de brasileiros que não tiveram a certidão de nascimento no ano que nasceram ou nos três primeiros meses do ano seguinte caiu 13,5 pontos percentuais, nos últimos dez anos. Esse número passou de 20,3%, em 2002, para 6,7%, em 2012. É o que mostra um estudo do IBGE, divulgado ontem.

A pesquisa também traz dados sobre taxas de natalidade, mortalidade e de casamentos no país. Segundo o coordenador de População e Indicadores Sociais do IBGE, Claudio Dutra, os números significam avanços nos indicadores de direitos humanos.

O estudo revela ainda que as mulheres estão tendo filhos mais tarde, acima dos 30 anos. A proporção foi maior nas regiões Sudeste e Sul. A pesquisa mostra também que os brasileiros estão demorando mais para se casar e que os casamentos estão durando menos. Em 2007, a união estável era de 17 anos; em 2012, passou para 15 anos. Já a taxa de divórcios, no ano passado, segundo o coordenador do IBGE, foi a segunda maior desde 2002: 2,5%.

Outro dado da pesquisa revela que o índice de mortalidade entre os homens é quatro vezes maior que o das mulheres. Ainda de acordo com o IBGE, o número de nascimentos registrados no ano passado, de 2,8 milhões, ficou estável em relação a 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário