quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

PROGRAMA MAIS MÉDICOS

Estudantes de medicina vão ter mais chances de conseguir fazer residência médica

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira, 17, aumento no número de vagas para residência médica para suprir a necessidade de atendimento no país. São 3.600 novos postos para o ano que vem. A ação faz parte do Programa Mais Médicos, que vai oferecer 12.400 vagas até 2018.

Segundo o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esse número de vagas foi obtido a partir da capacidade instalada de estrutura de serviços de saúde que se tem em todo o Brasil, isto é, a estrutura de hospitais e ambulatório. Ele destacou ainda que junto com a estrutura o mais importante é ter tradição na formação do ensino, ou seja, ter professores, profissionais que tenham essa tradição.

Em 2014 as bolsas de residência médica subirão para 3.600 novas vagas. Com isso, sobe para 6.400 o número de vagas em residência médica em todo o país. O objetivo do governo é atingir a meta do Programa Mais Médicos, que de acordo com o ministro da Saúde é de 12.400 vagas até 2018.

Entre as novas bolsas para residentes em medicina, 2.145 fazem parte de novos programas e as outras 1.450 são bolsas de ações já existentes. O governo vai oferecer, ainda, vagas prioritárias para residência multiprofissional, que serão especialidades para áreas como nutrição, psicologia, fisioterapia. Padilha informou que são mais de 20 as áreas prioritárias de residência médica.

"O Brasil precisa formar mais médicos especializados em câncer, pediatras. Faltam pediatras no Brasil, faltam anestesistas no Brasil. Muitas vezes a cirurgia não consegue acontecer porque você não tem o anestesiologista. Faltam ortopedistas, faltam médicos neurocirurgiões. Então é um conjunto de especialidades prioritárias com a grande prioridade para o SUS também formar médicos da família em comunidade. O "Mais Médicos" tem mostrado a importância da atenção básica de saúde", destacou Padilha.

Os programas com os novos residentes começam em março de 2014. O governo vai gastar cerca de R$ 260 milhões com as novas vagas. A maior parte está na região Sudeste, seguida das regiões Nordeste, Sul, depois Norte e Centro Oeste.

O valor médio da bolsa de residência médica é de R$ 3 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário