sábado, 8 de março de 2014

A ALIMENTAÇÃO DE D.PEDRO II EM LIVRO

Acredite se quiser, mas uma das figuras mais importantes da História do Brasil: D. Pedro II preferia muito mais uma tigela de canja de galinha do que os faisões no champanhe, servidos em jantares, que buscavam reproduzir a pompa e circunstância dessas ocasiões na Europa, em pleno Brasil imperial. É o que atesta o livro Os banquetes do Imperador – Menus colecionados por Dom Pedro II – Receitas e Historiografia da Gastronomia no Brasil do século 19, lançado pela Editora Senac e organizado pelos professores e gourmets Francisco Lellis e André Boccato.

As 447 páginas reúnem um total de 130 cardápios, de dois séculos atrás, colecionados pelo monarca brasileiro e doados à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, em nome da esposa D. Theresa Christina Maria. O livro traz um relato dos autores acerca do gosto especial do imperador pela “canjinha”, devido à sua criação pelas amas, somado, talvez, à herança “galinácea” do avô, D. João VI, que costumava transportar coxas de galinha em seus bolsos.

O material reúne ilustrações de cardápios do período, em que a gastronomia francesa influenciou profundamente a produção culinária da nação verde e amarela. Há ainda na publicação explicações para termos e a origem destes, além de imagens que atestam o desenvolvimento do design e impressão no Império brasileiro.

Ficha Técnica

Os banquetes do Imperador – Menus colecionados por Dom Pedro II – Receitas e Historiografia da Gastronomia no Brasil do século 19
Autores: Francisco Lellis e André Boccato
Número de páginas: 447
Editora: Senac São Paulo
Preço sugerido: R$ 199,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário