segunda-feira, 10 de março de 2014

CONFRONTOS ENTRE PARTIDÁRIOS DE MOSCOU E DA UCRÂNIA NA CRIMEIA

Manifestantes partidários da Rússia entraram em confronto com pró-ucranianos neste domingo em Sebastopol, uma cidade da península da Crimeia, enquanto milhares de pessoas participaram de um protesto em Kiev pela soberania do país.

Em Sebastopol, cerca de 100 homens armados com pedaços de madeira atacaram agentes que faziam a segurança de manifestantes ucranianos que comemoravam o 200º aniversário do poeta Taras Shevchenko.

Eles destruíram um veículo e bloquearam os serviços de ordem, acusados de pertencer ao Pravy Sector, um movimento nacionalista paramilitar na linha de frente da contestação em Kiev.

Duzentas pessoas com bandeiras ucranianas participaram deste protesto em frente ao monumento de Shevchenko, no centro de Sebastopol, na península separatista da Crimeia, ocupada desde o final de fevereiro por forças pró-russas.

Já em Kiev, o primeiro-ministro interino Arseni Yatseniuk afirmou que a Ucrânia não cederá "nenhum centímetro de seu território" para a Rússia. Ele considerou que os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, que defendeu a integridade territorial da Ucrânia quando esta ex-república soviética renunciou em 1994 ao seu arsenal nuclear, fariam o possível "para preservar a independência da Ucrânia".

Além disso, Yatseniuk anunciou que viajará esta semana aos Estados Unidos para discutir uma saída para a crise na Crimeia.

O presidente interino Olexandre Turtchinov ressaltou, por sua vez, que a famosa frase de Taras Shevchenko "Lutem e triunfarão" se tornou o slogan das novas autoridades ucranianas.

Milhares de pessoas se reuniram em frente à estátua de Shevchenko, escritor que denunciou no século XIX a opressão do Império russo contra o povo ucraniano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário