sexta-feira, 11 de abril de 2014

ONU:BRASIL TEVE 10% DOS HOMICÍDIOS DO MUNDO EM 2012

Somente em 2012, mais de 50 mil pessoas foram assassinadas no Brasil. Número bastante preocupante, pois equivale a 10% de todos os homicídios do mundo, no total de 437 mil mortes.  No entanto, o país apresenta estabilidade no quesito homicídio doloso – aquele que há intenção de matar. Por outro lado, o Brasil ainda integra o segundo grupo de países mais violentos no mundo.

Todos estes dados contam no Relatório Global Sobre Homicídios 2013, divulgados nesta quinta-feira (10) pela Organização das Nações Unidas (ONU). O levantamento mostra que as taxas de homicídio declinaram nos estados do Rio de Janeiro (29%) e São Paulo (11%), mas cresceram no Norte e Nordeste do País, com destaque para a Paraíba, que registra um aumento de 150%, e Bahia, que contabiliza um aumento de 75% no número de homicídios nos últimos dois anos. Em contrapartida, o Estado de Pernambuco apresentou queda de 38,1% na taxa global de homicídios.

O estudo também mostra que, apesar da maioria das vítimas de homicídios serem homens (90%), o resto da porcentagem está diretamente ligado as mulheres que são assassinadas por seus parceiros ou membros da família. Outro fator apontado na pesquisa para o cometimento de homicídios é o abuso de álcool, drogas e a facilidade de possuir armas de fogo dentro de casa – fatores que contribuem para o aumento de violência em todo país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário