quarta-feira, 25 de junho de 2014

CRÔNICA: VIRTUDES E DEFEITOS DA ARGENTINA

Hoje, nossos hermanos fizeram sua última partida pela fase de grupos da copa do mundo, e como era de se esperar, conquistaram mais uma vitória.

A Argentina foi incisiva nos primeiros 25 minutos, chegando ao gol rapidamente (3’), contando com seu quarteto fantástico e principalmente com o gênio Messi (Autor do 1º e 2º gols) e Di Maria. A Argentina não fez um jogo extraordinário, melhorou ofensivamente, mas não defensivamente.

Dí Maria e Messi estavam de fato no jogo, além de Lavezzi (que entrou bem no lugar de Agüero), com muita movimentação e disposição; já Híguain não soube aproveitar os bons passes dados por Lionel e D. Maria que o deixaram na cara do gol em algumas situações, mas teve também boa movimentação e contribuiu com bons passes.

A defesa Argentina é composta por jogadores de médios-grandes clubes da Europa mas que tem inocência de Juniores, deixam o ataque adversário com espaços que não poderiam ser dados, possibilitando mais fluidez ao ataque adversário, o que não é nada bom.

Mas acredito que o grande problema da Argentina é a falta de povoamento no meio do campo, povoado apenas quando Dí Maria recompõe, o que não acontece sempre. Isso se dá pela falta de qualidade de seus volantes Mascherano e Gago, e pela falta de comprometimento defensivo de seu quarteto ofensivo, que dão mais espaços aos ataques e contra-ataques adversários. Tanto que a incisão e preocupação excessiva ofensiva tiveram como consequência um gol nigeriano um minuto depois da abertura do placar, aos 4'.

A Argentina é sempre um das favoritas ao título, todavia em um dia não inspirado de Messi poderá cair pela sua fraca defesa e pela dependência de gols do camisa 10. Messi foi bem, substituído apenas para ser poupado para a próxima fase, contribuiu com dois belos gols (3’ e 46' do 1º tempo), Rojo fez o 3º do time Argentino, enquanto Musa fez os dois gols nigerianos.

*Por Caio Filipe Rêgo Cavalcanti, estudante de Direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário