quinta-feira, 31 de julho de 2014

ESTAMOS EM GUERRA?

Os dados não estão atualizados, mas certamente o número de mortes na faixa de Gaza não subiu tanto quanto esperávamos. Segundo recente notícia do portal Terra, de 28 de Julho, o número de mortes estava, naquele dia, em 1250.

Mas para que tenhamos uma ideia de como a segurança pública está ruim no Brasil, e no Rio Grande do Norte o abandono é claro, no último 20 de julho, a Tribuna do Norte trouxe dados da Comissão Estadual de Direitos Humanos (levantados até o dia 18) em que o Estado já ultrapassava a marca de 1000 homicídios, sendo que 941 destes teriam ocorrido em Natal e Grande Natal.

Evidentemente que este número acima está desatualizado, pois no mesmo fim de semana seguinte, isto é, entre os dias 19 e 20 de julho, outras 4 mortes por assassinato foram confirmadas. E muitos outros assassinatos ocorreram posterior a isso e não entrou em estatísticas, ainda.

Um dado alarmante é com relação às investigações. A polícia Civil diz não ter como investigar as causas da morte, pois não detêm material humano e técnico para dar prosseguimento aos casos. Por causa do descaso, a categoria vive a pressionar o governo com greves e paralisações. O pior é que a sociedade ainda não se deu conta disso. E se deu, continua passiva a tudo isso.

Enquanto o Brasil está perto de mais uma eleição e a classe política está voltada para ela, o país vem sendo derrotado pela falta de segurança e a presidenta Dilma Rousseff está preocupada em cortar relações com Israel que se defende de ataques de grupos terroristas que recebem guarida de Gaza.

Dados não oficiais indicam que em 34 dias de guerra em Gaza, 1034 pessoas foram mortas com ataques de ambos os lados, Israel e Hamas; sendo que o número de assassinatos no Brasil - números não oficiais - chegou a quase cinco mil, em poucos dias, 4.794 mortes.

Segundo dados oficiais da ONU, publicados em 10 de Abril, apontam que o Brasil registra 11,4% do total de mortes do planeta. O país é o 16º nação onde mais se mata no mundo. Dos 20 primeiros países relacionados no ranking da ONU, a América Latina conta com 16 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário