As redes sociais são o terreno fértil onde brotam boatos e denúncias que podem ser cruciais para a imagem de um candidato – e há mais ódio que amor nesse ambiente, o que acende o sinal de alerta das coligações.
Um levantamento do site Voto Conectado, da empresa de monitoramento virtual Scup, mostra que 37% das menções feitas aos 11 candidatos à Presidência da República são negativas – somente 22% foram consideradas positivas.
Os dados foram colhidos de 29 de junho a 5 de julho, em 6,7% das mais de um milhões de menções coletadas no Facebook, Twitter, Google+ e Instagram sobre os concorrentes ao Palácio do Planalto. O levantamento mostrou, ainda, que uma entre quatro menções foram motivadas pela discussão sobre a ideologia e os valores dos candidatos.
O dia a dia da campanha (20%), compartilhamento de posts oficiais (7%), histórico político dos candidatos (7%), pesquisa eleitoral (6%), resultados do governo (5%), denúncia (5%) e propostas (5%) foram os outros assuntos mais comentados durante o período, segundo o Scup, que é sediado em São Paulo.
A empresa aponta outro aspecto interessante: 41% de todas as menções analisadas são compartilhamentos de notícias da imprensa tradicional. (HR)
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