domingo, 3 de abril de 2011

COLUNISTA USA FRASQUEIRÃO COMO EXEMPLO

Colunista da ESPN Brasil fez uma análise comparativa usando o Estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão, como exemplo para a estrutura da Copa do Mundo de 2014, que será realizada em nosso país. Natal é uma das 12 sedes.

Leia.


Estádio do ABC é obra sem custo absurdo e dentro da realidade



Vivemos tempos ainda mais megalômanos do que aqueles em que, no regime militar, estádios para dezenas de milhares de torcedores eram erguidos de norte a sul sem que existisse a menor necessidade para isso. Tudo por conta da malfadada Copa de 2014 e as exigências da "Dona" Fifa. Tudos os palcos do certame devem ser suntuosos, com luxo, caros, caríssimos, mesmo que depois da competição não sirvam para muita coisa e elevem o índice de elefantes brancos pelo Brasil.

Em Natal o ABC construiu seu simpático estádio para 18 mil torcedores. O Frasqueirão foi inaugurado em 2006, possui arquitetura simples, com módulos de arquibancadas para 2,7 mil pessoas atrás de cada gol e duas maiores nas laterais. A principal, com cadeiras e cobertura, agrega, ainda, as cabines de rádio e televisão e instalações para convidados etc. É claro que não é um estádio para Copa, além disso pode, e deve, oferecer mais conforto aos fãs. Assim que possível, claro.

Nada impede o ABC de ampliar o estádio se isso fizer sentido, ou seja, se em algum tempo o time atrair com frequência plateias superiores aquilo que as arquibancadas atuais comportam. Também é viável, e aconselhável, instalar coberturas sobre os demais setores, para que a torcida não fique sob sol e chuva. Em Natal há comentários sobre planos de melhorias no Fraqueirão que o clube espera viabilizar. Hoje, a equipe ganha 75% dois pontos que disputa em sua casa.

Clubes de outros centros deveriam se inspirar no exemplo do ABC. Flamengo, Cruzeiro, Fluminense, Atlético e Corinthians, já deveriam ter instalações para 20 mil, 25 mil pessoas. Jogariam em suas canchas a maioria dos compromissos, passando para os estádios maiores em cotejos com maior expectativa de público. Não pagariam aluguel, pressionariam os rivais em seus "caldeirões" e não dependeriam de esmolas políticas, tráfico de influência, etc.

Veja, no vídeo abaixo, a simplicidade com eficiência do simpático Fraqueirão, em Natal.

Por: Mauro Cezar Pereira, colunista ESPN Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário