domingo, 15 de janeiro de 2012

JOSÉ ALDO É O MELHOR DA CATEGORIA

Confesso que fiquei pilhadão na pesagem antes do combate entre José Aldo e Chad Mendes. Eu sabia que o Aldo era superior, por suas qualidades infinitas, além de faixa preta em Jiu-Jitsu, arte marcial que manda no MMA, sua boa postura em pé e, acima de tudo, a humildade do cara.

Por tudo isso e algo mais que não tenha falado o pupilo do Dedé Pederneiras já merecia a vitória. Porém, quando vi a encarada do norte-americano senti que o cara não tinha vindo pra brincadeira. Ele se gabava da sua invencibilidade no octógono e falava demais - talvez esse o seu maior erro.

Porém, quando a luta começou notei o respeito do cidadão da terra do Tio Sam e, foi aí que percebi que o Aldo logo destruiria o seu oponente. O cara era bom no westling, arte que também leva ao chão, mas não tão técnica quanto o brazilian Jiu-Jitsu do garoto da Nova União.

Aliás, o brasileirinho nem precisou suar muito. Num ato de pura técnica, na saída da defesa da pegada de cintura, ele girou rapidamente e desferiu a joelhada "a lá" Renan Barão - Potiguar na Kimura Nova União Natal - que ficou conhecido por esse tipo de joelhada em seus combates. A joelhada foi do May Thay, aliás, arte marcial que está sendo muito praticada no Brasil. Pelos menos em Natal, em quase toda esquina tem uma academia.

Ponto final, José Aldo continua como dono do Cinturão da categoria. E Chad Mendes terá de comer muito feijão com arroz pra lutar pelo título novamente.

José Aldo é hoje o cara a ser batido no Peso Pena do UFC. O nocaute do brasileiro demonstrou o tão alto nível em que ele está. Com este triunfo ele aumentou também a sua invencibilidade para 14 lutas; esta foi a vitória de número 21 da carreira do manauara. Aldo só teve uma derrota que foi em novembro de 2005, no início da carreira.

O Brasil foi honrado na noite de ontem do UFC 142. Todos os brasileiros do Card Principal venceram os seus oponentes. Mas não tem como não elogiar as últimas três lutas, incluo aí o combate do mineiro Toquinho, que aplicou uma chave de tornozelo e finalizou em 1 minuto o combate.

Fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário