sábado, 18 de fevereiro de 2012

APRENDENDO A FALAR OU A ESCREVER

Fazendo um cursinho de português para concursos, não resisti e tive de trazer algumas considerações bastante usuais pelo Brasil. Aliás, o professor disse que o Brasil é o campeão em inventar coisas na língua materna que não existem de fato.

O estudo diz que não se inicia uma frase com pronome oblíquo. Ex.) Me faça um favor!; Me ajude aqui!; Me diga um negócio! (Nunca mais fale assim).

Como agora aprendemos, e é o correto a fazer: Faça-me, Ajude-me e Diga-me.


Outra coisa que podemos ajudar é sobre o uso da palavra CERTEZA. Às vezes, falamos algo como: "Tenho certeza absoluta de que a bola entrou."

Todavia, a única certeza que tenho é que acompanhado da palavra absoluta, esta torna-se redundante. Compreendeu? Não?

Dá próxima vez que você falar a frase, fale-a de forma correta, sem redundância, apenas: "Tenho certeza que a bola entrou".

Fui!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário