sábado, 18 de fevereiro de 2012

SAÚDE DO RN PEDE SOCORRO

Eu sei que há muito mais problemas nesta pasta do que o anunciado pela mídia e o que se fala nos corredores dos hospitais públicos pelos próprios pacientes.

O fato é que o governo ainda é muito falho nessa atribuição que cabe especialmente a ele. Ora, senão vejamos: Somente no Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina) - sem contar nos outros estabelecimentos da rede estadual - a situação se encontra assim:

Falta:

Álcool; máscara (recentemente a direção pediu emprestado a outros hospitais, dentre eles, hospitais privados); hipoclorito (produto de higienização); copos descartáveis (não se tem copo nem para dar remédio aos doentes); papel higiênico; equipo de soro (mangueirinha que usa na aplicação de medicamentos; estão utilizando equipo de soro de bomba de infusão, que é muito mais caro que o normal); escova de degermação (utilizada antes de cirurgias); falta gorro (estão utilizando pro-pé (uma espécie de meia que é utilizada no centro cirúrgico); dentre outras coisas.

Não há garantias de que o paciente venha a ser atendido sem correr algum risco. Além do risco de morte natural, o cidadão (ou cidadã) corre grande perigo do que diz respeito às infecções hospitalares. Uma fonte me disse que é comum faltar até sabonete apropriado para lavar as mãos antes das cirurgias.

Uma das farmacêuticas do Santa Catarina informou que ao cobrar a Secretaria de Saúde do Estado que se tomasse providências quanto a falta do mínimo possível para atender aos pacientes, foi surpreendida com uma resposta inusitada:

"E o carnaval vem aí, se vire!"

Este é o comportamento de algumas pessoas públicas e, talvez até funcionários de carreira do Estado quando se trata de saúde pública. Não se tem o mínimo de sensibilidade quanto ao caso.

E o questionamento permanece: até quando teremos - nós cidadãos - de suportar este descaso das autoridades competentes?

Penso que o Ministério Público, ao invés de querer fechar casas de 'cultura' no famoso Beco da Lama, deveria ficar mais preocupado com os atendimentos hospitalares ou, com gastos desnecessários do governo em coisas sem retorno.

Fui!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário