sábado, 5 de janeiro de 2013

ESSE É O CAMINHO!

Tenho visto com bons olhos o novo estilo de fazer futebol que está sendo implantado pela atual diretoria do Flamengo, pelo menos do que sabemos via imprensa, pois não podemos confiar muito nos dirigentes dos clubes de futebol.

Não há mágicas para se organizar uma empresa, um clube, seja lá o que for. Você precisa equilibrar as finanças, gastar somente com o que for necessário e, no caso do Flamengo, pagar somente o que for compulsório.

Este é o início. Claro que a diretoria precisa buscar o aumento das receitas, isso sem se desfazer de patrimônio, jogadores, imóveis, dentre outros. Evidentemente que nada pode ser engessado. Se não houver outra forma, o clube terá de vender algumas coisas, afinal de contas, o rombo financeiro é enorme.

Outro ponto que se deve atacar, em minha opinião, são as outras modalidades do clube. Ora, se você tem uma dívida anunciada de 400 milhões de reais e uma receita que deve chegar aos 100 milhões ano, o futebol - carro chefe da agremiação - não pode financiar tudo sozinho.

O futebol não pode pagar por esportes olímpicos nenhum. Se o governo não tiver receita que atenda a estes esportes específicos dos clubes, o caminho é fechar as portas. Isso vale pro basquete - que, aliás, têm sido a grande alegria rubro-negra ultimamente. Serve para a natação, que, por sua vez, já teve o seu time desfeito. Um clube que deve o que deve, não pode se dar ao luxo de pagar 100 mil reais a Cielo, por mais que ele mereça. Dentre outros atletas que não sabemos o quanto recebem.

Observando o departamento de futebol, penso ser justo o fato da redução salarial, principalmente para atletas que já estão avançados em idade para a pratica esportiva, casos de Leo Moura e Renato Abreu.

Como o clube não pode trazer reforços - o mercado também não ajuda - a forma mais fácil e barata é apostar na base. Há dois atletas que gosto muito, um é o Adryan, este merece ser titular e, o outro o Muralha. Todavia, não se pode pressionar tais atletas o tempo todo, embora jogador do Flamengo tem que ser cobrado o tempo todo. E outra, não se pode está protegendo demais os caras, atleta precisa amadurecer, e ser chamado à atenção é sempre bom. É uma forma de desafiá-lo, estimulá-lo.

No mais, outros clubes devem seguir tais exemplos. A postura atual da diretoria do Flamengo é interessante. Outro clube que têm feito a diferença é o Corinthians. Mas prefiro falar sobre o alvinegro paulistano em outro momento.

Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário