“O ABC é um dos maiores clubes do Nordeste e faz parte da história do nosso Estado por ter o recorde de títulos estaduais no Brasil, o decampeonato de 1932 a 1941 e ser o único time potiguar a ser campeão brasileiro”, destacou Poti.
Em seu discurso, o deputado estadual relembrou ex-presidentes como José Prudêncio, José Nilson de Sá, Ruy Barbosa, Ives Bezerra e Ernani da Silveira. Citou grandes ídolos do passado como Alberi e Danilo Menezes e se emocionou ao narrar uma passagem na conquista do título estadual do ABC em 1970, quando acompanhou a final no estádio Juvenal Lamartine, ao lado do seu tio Ironaldo Guedes.
Sobre o atual momento do clube, Poti enfatizou que a gestão do presidente Rubens Guilherme serve de exemplo para outras equipes do país pelo profissionalismo e dedicação. Depois, entregou a placa comemorativa ao mandatário alvinegro. Logo em seguida, homenageou os ex-jogadores Cadinha e Tidão, tricampeões estaduais na década de 50; Odissé, Otávio, João Galego, Baltazar, Odilon, Piaba e Batista. Danilo Menezes, Jaime Moré e Sérgio Alves também foram lembrados, mas não puderam receber a placa. Contudo, Poti disse que faria chegar as mãos desses ídolos.
“Nossa intenção é realizar esta homenagem todos os anos, lembrando outros ídolos do ABC. Vale ressaltar que o dia 29 de junho, data de fundação do clube, é considerado o ‘Dia do ABC’, através de lei de minha autoria”, conclui Poti Júnior.
O presidente do ABC, Rubens Guilherme Dantas, agradeceu pela homenagem e destacou o trabalho que desenvolve com a atual diretoria do clube. “A Casa do Povo está fazendo uma justa homenagem ao Clube do Povo. Ao ver tantos ídolos reunidos é que sentimos o quanto é grande a nossa responsabilidade em comandar um clube como o ABC. É um grande desafio e que só a paixão explica. A gente abandona a família e os negócios, abdica do lazer, mas fico feliz em saber que temos um combustível para tudo isso: a Frasqueira. Uma torcida fiel, leal e presente em todos os momentos”, disse. “O ABC é um clube de um passado brilhante, um presente de alegrias e um futuro de muita confiança”, completou Rubens.
O deputado estadual Agnelo Alves, o vereador Assis Oliveira, o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Tertuliano Pinheiro, e o promotor de Justiça, Augusto Azevedo também participaram da Sessão Solene nesta quinta-feira.
Foto história com atletas do passado. Imagem Augusto Cesar